No momento da troca ou substituição do óleo, você deve estar atento a algumas informações para não colocar a substância incorreta no conjunto.
A mais importante delas é a especificação do líquido: mineral (proveniente da separação de componentes do petróleo e com aditivos), sintético (proveniente de processos químicos e também hidrocarbonetos, mas sem aditivos por conta de suas propriedades mais robustas) ou semissintético (uma mistura de óleos minerais e sintéticos para reunir as melhores propriedades de cada tipo).
Além disso, você deve ficar atento às siglas presentes na embalagem, como a SAE (sigla em inglês para Sociedade de Engenheiros Automotivos), que indica os testes de viscosidade, e API (sigla em inglês para Instituto Americano de Petróleo), que mostra os níveis de desempenho do óleo.
No caso da sigla SAE, quanto maior o número, maior a viscosidade para o óleo suportar temperaturas mais elevadas – a viscosidade, neste caso, pode ser definida como a resistência ao escoamento. A medição é exibida na embalagem em duas escalas: uma de baixa temperatura (de 0W a 25W, com o “W” fazendo referência à palavra inglesa “winter”) e outra de alta temperatura (de 8 a 60).
O primeiro número indica a viscosidade na partida com o motor em temperatura ambiente, em que quanto mais baixo for esse número, menor será o esforço do motor na hora de dar a primeira partida. Já o segundo número representa a viscosidade na partida com o motor em temperaturas mais altas, sendo que quanto maior for esse número, maior será a viscosidade quando o óleo está em altas temperaturas.
Já a API segue os graus de severidade das condições de trabalho que os motores são submetidos.
Neste caso, as especificações são divididas em duas categorias: “S”, de service, para motores de ciclo Otto (a gasolina, o etanol, bicombustível ou o gás natural) e “C”, de comercial, para motores de ciclo Diesel, acompanhado de outra letra, em que quanto mais avançada for a segunda letra no alfabeto, melhor será o lubrificante em aditivação, proteção ao motor e capacidade de impedir a formação de resíduos.